PD: Multiplicacao dos MCS e suas concentracao e centralizacao em termos de propriedade; Afsatou-se do estudo da propaganda; Relativa falta de poder dos MCS; Efeitos a curto prazo dos MCS na sociedade; Comportamentalista situacao e reacao, instinto e resposta (behaviorismo); Paradigma de influencia pessoal estudos baseados na sociometria que sao conjunto de ideas associadas a Lazardfeld; compromissos intelectuais, ideologicaos e instituicionais; Segundo esta corrente de pensamento os MCS nao sao importantes na formacao da opiniao publica porque eles nao atingem os individuos de modod directo, mas, sim, atraves da intervencao selectiva e complexa dos lideres de opiniao; o resultado maravilhosos eh a sua proppria decomposicao.
TH: As mensagens dos MCS atingem cada elemento do publico de uma forma directa e pessoal. Historiamente esta teoria coincide com o period das das duas grandes guirras mundiais conhecido tambem pelo perido de propaganda. Comportamentalista situacao e reacao, instinto e resposta (behaviorismo); CARACTERISTICAS Conceito sociedade de massa; a primeira reacao dos estudiosos de proveniencia diversa feita sobre os efeitos dos MCS. Difusao em larga escala dos MCS. Invencoes de Radios como uma novidade). Ou seja a novidade sobre o aparecimento dos MCS; A ligacao destas experincias com os trasicos momentos da historia. CRITICA - é uma abordagem global e indiferente dos MCS que nao deu importancia/levou em consideracao as diferentes especificidades;
Preocuopou-se sobre os efeitos dos MCS sobre as Pessoas. O termo sociedade de massa (guarda chuva) eh um conceito polissemico que pode ter diversas utilizacoes dependendo do contexto. O conceito Sociedade de Massa surgiu atraves da revolucao de comercio e transporte.
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Evolucao humana = faculdades de pensar e lutar pela superacao das sua necessidades
Nasceu o trabalho = quando o homeme passou a utilizar os pes para se locomover e maos para fabricar feramentas para transformer o meio em que vive.
Nasceu a sociedade = entre a divisao social do trabalho e à escravidao que apareceram as primeiras cidades que traz novas actividades (comercio, a navegacao, o artesanato) A cidade constitui nova forma de viver ; a troca fr ideias passa a ser maior. Surgem novas formas de organizer a vida assim surgiram as normas se tornaram leis e as leis, por sua vez fixam costumes, tradicoes e maneiras de agir que sao tidas como convinientes pelo grupo social.
Educacao atraves do mito = com a evolucao do genero humano o ser humano desenvolveu ideias, valores e crenças sobre o seu mode de vida. As pessoas reflectem e representam o mundo em que vivem. Esse facto faz com que o ser humano se preocupe em transmitir suas experiencias cotidianas a seus semelhantes. Aquilo que se aprende na pratica eh veiculado para para outras pessoas, o que possibilita que o conhecimento humano sobre a natureza nao se perca, mas se acumule de geracao em geracao. Os mais velhos ensinamos mais jovens os segredos da sobrivivencia e as formas possiveis de entender o mundo em que vivemos.
A conciencia mitica vs filosofica = a filosofia se opoe o mito, pois a conssciencia filosofica nao se limita a sentir o mundo. Eh sua ambicao interpreta-lo de modo racional para, em seguida questioner a realidade. Enquanto o mito, atraves de estórias e crenças, contribuía para o ser humano aceitar o mundo e se adaptar, a filosofia luta por por descobrir o porque das coisas e a possibilidade de lhes modificar a ordem.
A consciencia filosofica vs cientifica =o ser humano deixa de apenas explicar ou questioner racionalmente a natureza, para se preocupar com a questao de como utilizá-la melhor nasce assim a ciencia um modo de de interpreter o mundo com fins técnicos; pois nao se trata apenas de entender a raiz das coisas, o importante consiste em saber usar melhor a natureza para nosso maior progresso.
Origem da sociedade capitalista = e Europa saiu do feudalism ao capitalism atraves de muitas dimencoes e momentos: i) Revolucao economica - que tem a ver com a revolucao industrial que deu aorigem ao capitalism. ii) a revolucao politica - que tem a ver com o surgimento da democracia atraves da queda da queda do dominio da nobreza feudal para a classe burguesa. Como eh do nosso conhecimento feudalism persistiu uma politica que representava os interesses dos senhores feudaus e do clero serao agora os empresarios que passarao a organizer a politica e, apartir de ai nasce o estado moderno (formas de governo0 eleitas pelo povo e regidas por uma Constituicao. Assim, a separacao dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciario.
Revolucao ideologica e cientifica = a visao do mundo sob o capitalismo se alterou: a ideia do progresso se propaga, como tambem a ideia de enriquecimento. A vida, dinamica e competitive, faz nascer o sentiment de individualismo. A ciencia, como ja aprendemos, se origina a apartir de novos metodos de interpretacao da natureza.
A escola a a sociologia contemporanea =com a cultura capitalista a educacao deixa de ser reflector apenas os valores religiosos como no tempo da sociedade feudal para ter a ciencia como base. Assim copm aparecimento do capitalism nasce uma nova instituicao resposavel por essa educacao: a escola. Percebemos que uma das caracteristicas da revolucao ideological capitalista foi transporter uma educacao que durante o feudalism ocorria na familia e na igreja para a instituicao Escola. Nasce asim a escola: uma instituicao com normas especificas, agentes, agentes proprios e toda uma hierarquia. A escola se propoe o objective de preparer os individuos para a vida em sociedade ao mesmo tempo que desenvolve suas aptidoes pessoais.
A sociedade para o funcionalismo = Segundo Émile Durkheim a sociedade se apresenta como imenso corpo social, muitas vezes semelhante ao corpo humano. Ele possui varios orgaos, cada qual desempenha uma funcao especifica; e cada orgao depende do outro, de tal forma que, se toda a anatomia social funcionar bem, o corpo todo sera saudavel. Entretanto apartir do momento em que um desses orgaos ficar doente ou deixar de funcionar, todo o corpo se ressente. Ainda, para esse autor, dentro da sociedade cada instiotuicao é orgao do corpo social: a familia, o Estado, a escola, a Igreja, clubes, sindicatosetc. Nesse podemos notar que que cada instituicao possui objectivos próprios diferentes entre si, mas depende da outra para que a sociedade se desenvolva em harmonia.
Conservadoras: Tendencias pedagogicas - A pedagogia tradicional, nova e tecnicista
Progressistas: Tendencias pedagogicas – Libertadora (eh aprender aler nas desigualidades do capitalismo os caminhos que possam levar à alteracao dessa mesma sociedade. Nesse sentido, a pedagogia libertadora eh progressista porque coloca como eixo central a relacao educacao-politica) e critico-social dos conteudos ( defende-se que aaquisicao do conhecimento nao deve ter como objectivo a erudicao, o aber pelo saber, mas sim a possibilidade de que o conhecimento possa ser ferramenta a mais no processo de transformacao. Existem professors que se recusam a transmitir os valores da sociedade capitalista como os unicos verdadeiros. Sao professors que se empenham cada vez mais em desemvolver o senso critic dos alunos, procuram denunciar em suas aulas as relacoes de poder e dominacao presents em nossa sociedade. Existem professors que descobrem que tambem sao da classe trabalhadora e por isso sao senssiveis aos problemas que essa classe enfrenta. Ate adequam a linguagem do meio escolar a da classe trabalhadora.
Emilie Durkheim |
Karl Mannheim |
Karl Marx |
Establet-Baudelot |
Consciencia colectiva/ Moral social; Divisao do trabalho social; Solidarriedade mecanica vs organica Funcao da educacao eh de evitar a contradicao existente entre os interesses pessoais e os sociais. Ou sej tem uma foncao socializadora. Cracteristicas da educacao: eh una porque reproduz a sociedade. E eh múltipla porque existe uma soma de conheciemntos distintos que variam de classe para classe social ou de profissao para profissao. Ou seja pesar de a educacao ser una, pode existir dentro dessa unidade certa diversidade ou especializacao de conhecimentos.
Conclusao: a teoria sociologica de Emilie Durkheim sobre educao no que dis respeito aos fins sociais da educacao, às suas caracteristicas e à funcaodo Estado nessa área. Podemos resumir a grande caracteristica dessa concepcao de educaco: eh concebê-la como element integrador da sociedade. A educacao deve existir para manter a ordem social.
A tarefa que cabe educacao eh nao eh transformer ou revulcionar a sociedade capitalista, e sim reproduzir os valores morais dessa sociedade, integrando os individuos, tentando no maximo reformar alguns aspectos sociais considerados negativos. Assim, podemos afirmar que a sua visao sobre educaco eh extremamente conservadora, pois para Durkheim, a educacao nao existe para mudar e sim para reproduzir.
Educao e Estado como elemnto organizador da vida social (existe e deve existir em nossa sociedade uma vinculacao intima entre o Estado e educacao porque o Estado eh reponsavel por manter, supervisionar e orientar a educacao, pois, o Estado o unico orgao acima dos interesses individuais, eh capaz de organizer a educacao com fins sociais. Durkheim preocupou-se com o respeito à ordem. A necessidade de integracao social, o Estado como elemnto organizador da vida social, a educacao com element reprodutor, as nocoes de equilibrio e harmonia social e assim por diante. |
Nao basta a existencia de uma moral social ou da divisao social do trabalho para que as pessoas passem a vover em harmonia na sociedade capitalista, pois a sociedade é tambem irracional. Assim eh importante o planejamento racional da sociedade. Percebemos que o pensamento do Mannheim sobre a sociedade, educacao e escola tamebm se enquadra no pensamento conservador: para ele nao se trata de substituir a sociedade capitalista por um novo modo de vida. Ao contrario ele acreditava que a sociedade capitalista, sendo bem planejada, seria democratica. Eh conservadora porque levou acreditar que actual sociedade eh boa, devendo apenas ser reformada em alguns de seus aspectos. |
Para Marx = a educaco nao é una como pensava Durkheim. AO contrario, toda educaco é de classe, pois a educacao que aclasse empresarial recebe é diferente daquela da classe trabalhadora. Enqunato os membros da primeira sao educados para dirigir a sociedade de acordo com os seus interesses, os os memebros da segunda sao disciplinados e adestrados para o trabalho, para aceitarem a sociedade capitalista como ela se apresenta, sendo submissos. Para Marx = Não é a consciencia das pessoas que explica a sociedade, mas determinada maneira de se apropriar da natureza e agir cria determinada cnosciencia, determinada maneira de pensar. Karl Marx propoe qu, ao invés de se tentar curar tais distorçoes, atacassemos a raiz do problema: a contradicao etre capital e tabalho. Isso significa que nao se trata de reformar ou melhorar o capitalism, mas sim de transformá-lo na direcao de construcao de uma sociedade nova: o socialism. Para Marx a cosntrucao da nova sociedade , com novas relacoes e instituicoes sociais, porem, só se daria a partir do momento em que a classe trabalhadora, a mais prejudicada no capitalism, se organizasse e lutasse pelos seus direitos. Marx Conclui que existem duas classes sociais basicas: i) prprietarios dos meios de producao e de outro lado os proprietaries da forca de trabalho. Essa segunda nao tem outro recurso que nao seja vender por salario a sua forca de trabalho, que acaba por ser considerada ela tambem como mercadoria.
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Identificaram as duas redes de escolarizacao: uma distinada aos filhos dos membros da classe empresarial e outra destinada aos filhos dos membros da classe trabalhadora. Reafirmam a ideia de Karl Marx sobre a escola como instituicao reprodutora da ideologia de, instituicao que serve aos interesses da classe empresarial precisamente por apresentar esses interesses particulares como se fossem os de todos. da classe. |
JALO, Amido-(i) As contradições da medicina actual (moderna) com alguns usos e costumes e praticas tradicionais: Práticas nefastas –ceremónias de toca chouro, canta pó, cussundé, canssaré, mutilação genital feminina, etc. (ii) Causas da desvalorização das culturas tradicionais nos centros urbanos ou nas cidades.
JALO, Amido-Estatuto civil na Guiné-Bissau
JALO, Amido-Desenvolvimento - desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida
JALO, Amido-Manipulação da opinião pública através da mídia na Guiné-Bissau – reflexos perversos do desenvolvimento tecnológico
CNCIAN, Renato-Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Carlos Alberto Domingos, Angola Guierra, Justiça e PAZ Contribuição para a História Contemporânea de Angola II Edição
Victor Hugo, Tradução e adaptação Walcyr Carrasco Os Miseráveis Literatura em minha casa,
Jean-Jacques Rousseau, DO CONTRATO SOCIAL,
Formação académica dos autores:
- Fernado Cavalcante, Doutoramento em Relações Internacionais - Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra (Portugal).
- Renato Cancian, é cientista social, mestre em sociologia-política e doutor em ciências sociais. É autor do livro "Comissão Justiça e Paz de São Paulo: gênese e atuação política, 1972-1985".
- Amido Jalo, Bacharel em Ciências de Educação e Pedagogia, pela ENSTT, Bacharel em Ciência Sociais e Políticas, pela CENSF e Licenciando em Sociologia pela ULG;
- Carlos Alberto Domingos, (????????????????????)